domingo, 18 de abril de 2010

A igreja doente

A IGREJA DOENTE
Veja quem faz parte desta igreja e entenda porque ela está doente, melhor do que isto, veja o remédio.
Os personagens fictícios, mas muito reais.
Tenho o desprazer de apresentar a vocês A IGREJA DOENTE!
Há outra versão no site: Uma Igreja Doente

(cenário: fachada da Igreja Doente, entra o clown)
CLOWN: Senhoras e senhores, rapazes e senhoritas, meninos e meninas boa noite!!! Bemmmmm... Vamos começarrrr do começo... E qual é o começo?! Ah sim...O que veremos a seguir é uma história bem divertida, porém muito triste!(chora) Ouh! Ouh! Personagens fictícios, mas muito reais. Oouh! Estou tão confuso hoje! Ah ... tenho o desprazer de apresentar a vocês A IGREJA DOENTE, ela está doente muito doente. Ouh!!! Chamem um médicooo, enfermeiro..por favor rápido! Ouh... bem, não será preciso de nada disto, porque muitos membros desta igreja sabem que estão doentes, conhecem o remédio para a cura de suas males, mas não querem ser curados. É... como existe gente sadomasoquista neste mundo, estão morrendo, sabem que seu fim é a morte, mas.... se recusam a tomar o remédio que o médico receita, ou pior, dizem ao médico que vão seguir sua receita periodicamente... e não cumprem o prometido, assim pensam estar enganando o médico,(ri) estão enganando a si mesmos. ( a Bíblia começa a espirrar) Ah... A bíblia, coitadinha, cheia de pó... E teias de aranha, é... As aranhas devem estar estudando muito. Mas me diga sábia palavra porque estais tão triste?
BÍBLIA: (ver versículo)

CLOWN: A Bíblia será minha companheira para contar a história desses personagens... Ouuu aí vem um deles...(entra o irmão aparência) Este é o nosso irmão aparência. Um santo em forma de gente. Ele está sempre fantasiado de crente. Na igreja é um santo homem. Perfeito, leal, boa gente. Mas vamos ver o que ele carrega nos bolsos?
(O Clown vai até ele e tira muitas coisas de seus bolsos, como bilhetes de loteria, cigarros, etc.)
E vamos chamar a esposa e o filho de nosso Irmão Aparência. (Entra em cena mulher toda machucada, cheia de esparadrapos pelo corpo, com o filho do casal, que tem medo de se aproximar do pai). Ué, minha senhora, o que foi que aconteceu? Acidente?
Esposa: Nada disso, ele (aponta para o Irmão Aparência) que me espancou. Sem contar que também bate muito no nosso filho. Ele é uma coisa na igreja e outra totalmente diferente em casa, gostaria de ser casada com aquele crente bonzinho. Minha vida seria bem diferente.
CLOWN: Quem diria, hein? As aparências enganam!
BÍBLIA:Não atentes para sua aparência, nem para sua estatura, porquê o tenho rejeitado. Porquê o Senhor não vê como vê o Homem, pois o Homem vê apenas o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração (I Samuel 16:7).
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e maldade. Fariseu cego: Limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior fique limpo. Ai de vós escribas e fariseus que são semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos mortos e de toda imundícia. Assim vão também exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estão cheios de hipocrisia e iniquidade (Mateus 23:25-28)
CLOWN: Olha só quem vem aí! O Crentildo, o Irmão Crítica! Chiii... esse aí é pimenta.
CRENTILDO: Viram só? Igreja vazia! Culpa do Pastor! Olha, gente, essa igreja não é mais a mesma, esse pastor aí dá muita moleza pra turma. Humpf, a mocidade faz o que bem entende, fica fazendo jantarzinho de namorados, vê se pode? Os homens, então, não querem nada com o trabalho, é uma moleza geral. As mulheres? Também não querem saber de fazer nada para o Senhor, só sabem fofocar, falar da vida dos outros. Ihhh, e as moças daqui da igreja, então? Nem se fale! Só vem na igreja por causa dos rapazes, que são todos uns boyzinhos. Ah, se eu fosse o Pastor! Essa turma aí ia ver o que é bom! Colocava muita coisa no lugar! Essa igreja seria um fogo puro, um avivamento! Ah, se o Pastor fosse eu!!!
CLOWN: Xiiii... O homem saiu nervoso!!!
BÍBLIA: Não julgueis para que não sejais julgados, porque com o juízo que julgais sereis julgados, e com a medida que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E porque reparas tu no cisco no olho do teu irmão? (Mateus 7:1-5)
Não julgueis segundo a aparência, mas segundo a reta justiça. (João 7:24)
De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Assim, que não julguemos mais uns aos outros, antes seja o vosso propósito não colocar tropeço ou escândalo ao irmão. (Romanos 14:12-13)
CLOWN: (assobia) Vem aí, agora, as Irmãs Namoradeiras, espia só!
NAMORADEIRA 1: Sábado que vem os jovens vão visitar a Igreja da Água Verde. Eu vou. HUmm, lá tem cada cara bonito, cada gato.
NAMORADEIRA 2: Ah, eu não acho e não vou. Prefiro os da Igreja das Mercês. Eu vou falar com o presidente da mocidade pra gente dar um pulo lá.
NAMORADEIRA 1: É uma questão de gosto. Eu acho o presidente dos adolescentes a coisa mais fofa do mundo!
NAMORADEIRA 2: Estranho, né? Na nossa igreja só tem homem feio! Cada canhão que dá até desgosto... Até parece a guerra do Iraque, só tem artilharia pesada!
NAMORADEIRA 1: Os bonitinhos já arranjaram namorada, não é uma droga? E o Alex, da banda, você ficou sabendo? Deixou a namorada...
NAMORADEIRA 2: Ai, não diga, ele ta sozinho? Agora é minha vez!
NAMORADEIRA 1: Ih, não se iluda, ele já arranjou outra.
NAMORADEIRA 2: To pedindo a Deus um namorado. Mas tem que ser bonito. Olha, pra falar a verdade, nem precisa ser muito crente não, sendo bonito ta limpo. (riem)
NAMORADEIRA 1: Ah, eu também! Homem feio eu não quero não, de feio já basta a vida.
NAMORADEIRA 2: Vamo no banheiro? Ai, quero retocar minha maquiagem!
NAMORADEIRA 1: Vamo, vamo!!! Preciso te falar uma coisa! Aqui não dá, tem muita gente ouvindo!
(saem conversando)
CLOWN: O que a Bíblia diz sobre as namoradeiras?
BÍBLIA: Porquê também a nós foram pregadas as boas novas, como também a elas, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou. (Hebreus 4:2)
Porquê as filhas de Sião se exaltam, e andam de pescoço erguido, e tem olhares imprudentes, e quando andam, como que vão dançando e cascavelando com os pés, mas acontecerá naquele dia que eu lugar de cheiro suave haverá fedor, e por cinto, uma corda. E em lugar de veste larga, silício, e queimadura em lugar de formosura. E elas se sentarão no chão, desoladas, e chorarão... (Isaías 3:16-24)
CLOWN: Ananias e Safiro, os mentirosos.
ANANIAS: Ontem fui pregar lá na Vila Centauro. Sabe quantos eu converti? Mais de seis mil levantaram a mão! To ganhando tantas almas pra Jesus que nem sei se vai caber no céu.
SAFIRO: Só isso? Isso eu ganho por minuto pra Jesus!
ANANIAS: E lá na minha vizinhança, que o pessoal me vê na rua e fica pedindo pelo amor de Deus para que eu entre nas casa pra pregar! Mas eu não posso, né irmão? Também tenho minha vida particular.
SAFIRO: Poxa, sofremos do mesmo mal. Meu vizinho já chegou a invadir minha casa e me tirar de dentro do quarto, de pijama, para que eu fosse na casa dele dar uma palavrinha que fosse.
ANANIAS: Falando em pregação, Billy Graham me convidou pra pregar na campanha dele, em alguns países.
SAFIRO: Convidou você também? Ele me chamou, mas eu não poderei ir, infelizmente. Marquei com o Rex Humbard no mesmo dia. O Rex me quer de qualquer maneira falando no programa dele.
ANANIAS: É, o Billy Graham disse que está até com vergonha que eu vá com ele, porque já estou pregando tão bem que as pessoas nem querem mais ele, querem a mim.
SAFIRO: Rapaz, é que você não me viu pregando. Eu ponho você e o Billy Graham no chinelo. Vocês na minha frente são seminaristas! Mas deixa eu ir, estou tão cansado... Já distribuí mais de 1 milhão de folhetos, só na parte da manhã! Temos que trabalhar, né irmão, senão o Senhor vem e nóis fica.
ANANIAS: Eu também já vou indo. Preciso ligar pro Billy Graham e confirmar minha ida. Na verdade, ainda vou pensar se vou pregar.
SAFIRO: Então boa noite. (Os dois dão alguns passos e depois se voltam um para o outro e dizem ao mesmo tempo)
ANANIAS e SAFIRO: Eu nunca vi gente mais mentirosa que você!
BÍBLIA: Vós tendes por pai ao diabo, ele foi homicida desde o começo e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, é o pai da mentira. (João 8:44)
Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com seus feitos. (Colossenses 3:9)
CLOWN: Quem aí agora são três irmãs muito especiais: Linguarilda, Linguaruda e Línguagorda.
LINGUARILDA: Você viu? O marido da irmã Elza comprou um carro novo.
Linguaruda: Também, pagando com cheque sem fundo até eu.
LINGUAGORDA: Vocês já repararam como a irmã Dirce se veste mal? Não sabe combinar as roupas. Imagine só que outro dia ela estava com uma saia azul e uma blusa marrom, cafonérrima.
Linguaruda: Cafonice né irmã? O marido dela é a mesma coisa. Eu tenho pena é das crianças que vão pelo mesmo caminho.
LINGUARILDA: O pastor devia falar disso no púlpito, né?! Já pensou se vem alguém de fora, algum deputado, alguma visita importante?! Vai pensar nois semo caipira.
LINGUAGORDA: O pastor não fala é nada. É outro que não tira aquele paletó, entra ano, sai ano, mas o paletó não sai do corpo.
LINGUARILDA: E esposa do pastor andando com aquelas sainhas curtas, devia se esconder.
Linguaruda: Foi porque você não viu as filhas da irmã Rosinha, elas não vem com a saia, vem com o cós.
LINGUAGORDA: Das duas uma, ou faltou pano, ou deixam a saia em casa.
Linguaruda: Falando em casa, você viu a casa do pastor Rodoscrêivson depois da reforma? Deste jeito até eu quero ser pastor, ganhando o que ele ganha. Ta bom hein!
LINGUARILDA: O pior é que a mulher dele ainda fica mostrando a casa toda quando a gente vai lá, mostra a banheira de hidromassagem, o quarto com ar condicionado, o frigobar e a televisão 60”... Aiiii essa gente!!!
LINGUAGORDA: Ah, quer dizer que ela mostra a casa toda?! Ta bom de a gente ir lá né?! Não estamos fazendo nada mesmo.
Linguaruda: Ótima ideia, podíamos aproveitar e pedir uma carona pra irmos na igreja, pra reunião das mulheres.
LINGUARILDA: Ah, vocês vão?!
Linguaruda: Vamos! Porque, você não vai?!
LINGUARILDA: Eu? Eu não. Essa mulherada da igreja só sabe falar da vida dos outros.
(Saem de cena conversando, da mesma maneira que entraram.)
BÍBLIA: A língua também é um fogo...A língua esta posta entre os nossos membros, contamina todo o corpo...Nenhum homem pode domar a língua, é o mal que não se pode refrear, está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede benção e maldição. (Tiago 3:6-10).
Porquanto ouvimos que algumas de vocês andam desordenadamente não trabalhando, mas fazendo coisas vãs, que aborrecem a Deus. (II Tessalonicenses 3:11)
E além disso aprendem também a andar ociosas, de casa em casa, e não só ociosas, mas também paroleiras e curiosas, falando o que não convém. (I Timóteo 5:13)
CLOWN: Ele jura que é o melhor cantor do mundo: Canáriowilson - O cantor
CANARIOWILSON: Sabe qual é o meu problema nesta igreja? Eu tenho uma voz maravilhosa, nasci para ser o melhor solo gospel que o mundo já conheceu. Deixo muita gente aqui da igreja no chinelo. Inclusive aquele loirinho que costuma cantar... (canta – Dormindo no meu leito...), o Jéferson XÍCARA. Ihh já ganhei muitos concursos de calouros e cantores... Adoro fazer solos... Mas aqui nesta igreja, eu não tenho a mínima chance de mostrar o meu talento. O pastor é o culpado. Ele nunca me deixa cantar no culto de domingo. Ah... Estou pensando em sair daqui. Se não quiser enterrar meu talento, terei que procurar um outro lugar onde possa me mostrar com o dom que Deus meu deu. (sai de cena cantando um hino conhecido, muito desafinado).
BÍBLIA: Este povo que se aproxima de mim, e com a sua boca e com os lábios me louvam e me honram, mas o seu coração se afasta para bem longe de minha face.(Isaías 29:13)
Quem se exalta será humilhado.(Lucas 14:11)
CLOWN: Ah... A meninada fica com falta de ar por causa dele, e não é pra menos o cara tem pinta artista de TV: Salomão, o crente galã.
MENINAS: (entram cantando, e passando mal com falta de ar) Ele é o bom, é o bom, é o bom (2 vezes)
SALOMÃO: (Entra cantando, se penteando com um pente gigante, nem enxerga as meninas) Hummm... Meu carro é vermelho, não uso espelho pra me pentear... (se olhando) Ah...To bonito hoje!Hoje?! Que modéstia! Espelho, espelho meu...Existe alguém mais conquistador do que eu?! (depois de observar a igreja) Meu essa igreja aqui não ta cum nada! Num tem mina! (ouve alguém conversando) Shiii... Eu vou embora antes que o culto comece e eu tenha que assistir! (saindo) Melhor... Vou ficar lá fora... (aponta para fora e dá uma risadinha) AZARANDO AS GATINHAS PORTA DE IGREJA. Éhhh...Eu sou DEMAAIS!!! (sai cantando).

BÍBLIA: Alegra-te mancebo nos dias da tua mocidade, e, recreie-se o seu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do seu coração, e pela vista de seus olhos, sabe, porém que por todas essas coisas te trará Deus juízo. (Eclesiastes 11:9)
CLOWN: Agora com vocês: O irmão pregador
PREGADOR: O que mais me aborrece aqui nesta exímia congregação é que, eu sou um bom pregador, tenho o dom da palavra, mas nunca... Nunca me dão uma oportunidade. Aqui nesta igreja me sinto um inútil! O pastor quer que eu pregue nos cultos do meio da semana, mas nestes cultos não tem quase ninguém na igreja. Eu quero mesmo é pregar nos cultos de domingo à noite quando a igreja está cheia, quer dizer ultimamente anda meio vazia até neste dia, CULPA DO PASTOR. Mas ele não vê isso. EU SIM TENHO UNÇAO. Sou cheio de poder. Calcule: Fui pregar lá na Vila Oficinas e sabe quantos eu curei?! Ihhh... Perdi a conta.
Sei Ermenêutica, Homilética, Omelete e tudo mais... Mas aqui não dá. Ainda por cima quando vou pregar na casa de algum irmão, EU É QUE TENHO QUE TIRAR DO MEU BOLSO, é do meu bolso, o dinheiro da condução e dos cartões visita da igreja. Ah chega... Vou cair fora! Fui!!!
BÍBLIA: Endurecidos no entendimento, separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela dureza de seu coração. Não andeis como andam os outros gentios, na vaidade do seu sentimento.
Nada façais por contenda ou por vanglória, mas cada um considere os outros superiores a si mesmo.
E rogo-vos irmãos, noteis os que provocam dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes, desviai-vos deles, porque os tais não servem ao nosso senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre e com palavras e lisonjas enganam o coração dos símplices.(Efés. 4:17/ Filip.2:3/ Rom.16:17-18)
CLOWN: E finalmente temos o prazer de apresentar alguns pastores da Igreja Doente. Por favor, que entrem! Podem entrar...(espera) Ué... (entra uma criança com um pequeno papel e entrega para o Clown).
CLOWN: Bem, eles não poderão vir à igreja hoje. Pediram para avisar que não querem perder o último capítulo da novela.
(entram todos os personagens juntos, todos com os olhos vendados e com os ouvidos tapados, e param em semicírculo).
O que vou dizer agora parece um absurdo, mas é verdade. Deus deseja usar a esta igreja doente. Porque Jesus veio para os doentes e não para os sãos. E se você se identificou com algum personagem desta igreja. É melhor pensar e quem sabe voltar atrás de muitos conceitos que você já tenha estabelecido.
O médico desta igreja é Jesus e o remédio é a sua palavra. A bíblia
BÍBLIA: Se confessarmos os nossos pecados ELE é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça. (I João 1:9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário